sexta-feira, 20 de novembro de 2009

II SIMPÓSIO DE HTLV


Olá pessoas!!
O II Simpósio de HTLV do Programa de Pós Graduação em Ciências, que aconteceu ontem dia 19/11 em São Paulo, foi simplesmente fantástico!!
Foi uma verdadeira aula de conscientização, informação e dinamismo. Foi muito bom sentir o interesse dos médicos de várias especialidades pelo assunto HTLV. Foi melhor ainda ver de perto, conferir o que tem sido feito e o que falta fazer pelos pacientes/portadores do HTLV.
Profissionais fantásticos abordaram vários aspectos do HTLV com uma clareza, um domínio do assunto de uma forma que jamais presenciei.
Quero deixar aqui meus sinceros agradecimentos a Dra. Maria Rita Gascon, Dr. Augusto César Penalva e Dr. Jorge Casseb a perfeita coordenação do evento. Agradeço também a oportunidade que me foi dada para participar ativamente do Simpósio.
 Alguns fatos me deixaram bastante triste, foi desastroso constatar o descaso das autoridades da saúde pública para um problema tão sério quanto o HTLV, embora tenham sido convidados, nenhum representante da saúde compareceu ao evento. Bem Sandra, qual a surpresa??
Nossos irmãos do Norte/Nordeste estão totalmente desamparados, entregues a própria sorte. Contando apenas com profissionais “amorosos”, sim, porque para trabalhar sem recursos só mesmo por muito amor à causa. Parabenizo aqui, esses profissionais e agradeço de coração o esforço de cada um deles nessa luta.
São Paulo também está em desamparo, não da parte clínica, mas de apoio. Nossos pacientes/portadores do HTLV que precisam de um tratamento mais prolongado e acompanhamento, não têm uma “casa de apoio” que possa ampará-los.  Faço aqui um apelo a “Casa de Apoio aos Portadores de HIV/AIDS” de São Paulo..........por favor, por humanidade, por caridade, ajudem esses pacientes. Não recusem abrigo a eles. Um dia teremos a nossa própria casa de apoio e nossas portas estarão abertas para quem precisar. Hoje estamos precisando de vocês, amanhã pode ser que vocês precisem de nós !!! Não vamos “rotular” doenças, vamos nos unir em socorro de quem precisa.
Doeu muito fundo em meu coração, saber que nossos pacientes/portadores do HTLV estão sendo recusados por vocês.
Não podemos ficar selecionando patologias, e sim atendendo conforme as necessidades.
No Simpósio tive o enorme prazer de conhecer a Dra. Karina Zilhman que apresentou um trabalho magnífico de Assistência à Gestante Portadora de HTLV. Mais do que nunca, precisamos divulgar à sociedade civil que mãe soropositiva para HTLV, NÃO PODE amamentar. Alouuu pessoal da enfermagem de berçário!! Ouçam o que a mãe do bebê está dizendo e respeitem a sua decisão, é mãe protegendo o filho.
Profa. Dra. Adele  Caterino de Araújo, obrigada pela informação preciosa sobre um “certo” documento que está esquecido em alguma gaveta de Brasília. Vou encontrá-lo e reacender a memória a quem de direito.
Bom pessoas, por enquanto é isso aí!! Mas apenas por enquanto.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário