quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

DIA MUNDIAL DE COMBATES A AIDS

Olá pessoas!!

Ontem, DIA MUNDIAL DE COMBATE A AIDS, tive o enorme prazer em participar do PAINEL HTLV que aconteceu na Sala de Conferências da Farmanguinhos.

Estavam presentes renomados cientistas/pesquisadores, farmacêuticos e neuro-infectologistas.

Quero agradecer e parabenizar ao Gilberto Braga (Chefe do Setor de Eventos Corporativos) pela organização e perfeita escolha de convidados.

A mesa foi composta pelo Dr. Bernardo Galvão, pesquisador titular da Fiocruz, professor titular da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e coordenador do Centro Integrativo Multidisciplinar de HTLV (EBMSP), que palestrou sobre o tema “HTLV - 1 – Panorama e Desafios”; Dr. Abelardo Araújo, PhD do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas – IPEC, pesquisador titular da Fiocruz, que palestrou sobre o tema “Prevenção, Profilaxia e Tratamento” e também pelo Dr. Antônio Gomes Pinto Ferreira, mestre em tecnologia de imunobiológicos e gerente do Programa de Desenvolvimento de Reativos em Biomanguinhos. A mesa de debate Contou com a ilustre presença de Hayne Felipe da Silva, Diretor da Farmanguinhos.

O evento teve uma importância ímpar na causa HTLV. Propostas foram discutidas, e eu tive a oportunidade de presenciar o desalento dos nossos pesquisadores, pelo total descaso do Ministério da Saúde sobre o assunto.

O que eu percebo nesse meu dia-a-dia de luta, é que o HTLV é um “formigueiro” que ninguém quer mexer, por conta das implicações e medidas que deverão ser tomadas com urgência. Trocando em miúdos, vai doer no bolso da saúde pública, então por que mexer com isso?? Mas, a epidemia está fora de controle. O Brasil é recordista em infectados pelo vírus HTLV-1.

A solução para detecção, prevenção e controle da doença é muito simples, basta o Ministério da Saúde implantar um programa (entenda como liberar VERBA) de apoio as pesquisas, divulgação e prevenção do HTLV, nos mesmos padrões do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais.

O mais incrível é que os megalomaníacos que estão governando o nosso País, não têm visão do futuro, são imediatistas.

Não basta construir hospitais, UPAS, etc., tem que capacitar profissionais, contratar e trabalhar a questão da prevenção e informação. O que o governo faz é construir um cinema 3D em terra de cegos.

As conseqüências de tamanha irresponsabilidade recaem sobre a previdência social que, como é do conhecimento geral, está totalmente sem recursos. Falta de tudo em todas as áreas da saúde. Sorte de quem tem poder aquisitivo para pagar um plano de saúde.

Aqui no Rio de Janeiro, a saúde pública faleceu. Segundo o resultado da necropsia, ela sofreu vários ataques de corrupção explícita, desvio escancarado de verbas, falta de manutenção de equipamentos e instalações, falta de profissionais, baixos salários e, o que mais agravou o seu estado, foi o total descaso do Governo Estadual e Federal.

A única instituição que ainda sobrevive atendendo aos pacientes de HTLV, é o Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas – IPEC/FIOCRUZ. Mas, como o próprio nome já diz, lá é uma instituição de pesquisa e não um posto de atendimento do SUS. Claro que o atendimento ambulatorial é importante para as pesquisas, mas a instituição não suporta mais “abraçar” todos os pacientes do RJ, aí começa a faltar medicação, filas vergonhosas na farmácia, consultas com intervalos de 3 a 4 meses, laboratório super lotado e todas as mazelas que tal situação causa a uma instituição. Sem falar no estresse dos profissionais, por não conseguirem atender da forma que gostariam, ou seja, nos padrões da instituição (que é referência nacional), por falta de estrutura para absorver essa população abandonada pelo GOVERNO ESTADUAL.

E agora Sra. Dilma e Sr. Sérgio Cabral?? A Saúde Pública vai continuar assim por mais 4 anos?

Aiii pessoas, me joguem no túnel do Chile!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário