domingo, 24 de abril de 2011

XI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE HTLV NO BRASIL

RELATÓRIO DO XI SIMPÓSIO

DIA 17 DE ABRIL 2011

Não tenho muito a dizer com relação as novidades no campo da pesquisa. Algumas notícias foram bem animadoras no sentido da prevenção. O número de Estados que estão se mobilizando para programas de prevenção e acolhimento dos portadores do htlv, principalmente as gestantes, está aumentando sensivelmente. Se tivermos um olhar mais crítico, facilmente perceberemos que os profissionais presentes ao Simpósio, estão pedindo “socorro”. Todos foram unânimes na afirmação de que o htlv está fora de controle por falta de políticas de saúde pública, a nível nacional.
Tivemos palestras bastante interessantes, mas sem nenhum resultado concreto em pesquisa. Uma delas foi a do Dr. Edward Murphy/EUA ao se referir que a HAM/TSP é apenas a ponta de um iceberg, que o htlv causa outras complicações bem mais graves e até mesmo inflamação do músculo cardíaco, mas estudos ainda estão sendo feitos para confirmar essa suspeita. Situação que me deixou bastante preocupada, pois me afetou diretamente. Outra citação dele que poderíamos considerar um elogio, mas, o efeito foi contrário, foi ele dizer que “gostaria muito que o EUA dessem as pesquisas do htlv, a mesma atenção que o Brasil dá”. Acredito que isso aconteça em um futuro próximo, mas não é a nossa realidade atual.
Pareceu-me que o trabalho apresentado pela Dra. Achilea Bittencourt BA/Brasil, no Simpósio Satélite, sobre “Leucemia/Linfoma T do Adulto: uma doença de difícil controle e tratamento”, foi a resposta de todos nós pacientes com relação a oportunidades e suporte financeiro para tratamento, o que está ao alcance de uma minoria de pacientes, o htlv e suas complicações continua sendo uma doença de pobre.
Vários trabalhos de jovens estudantes, altamente técnicos, foram apresentados e nos deixou a esperança de que tem jovens profissionais bastante empenhados nas pesquisas sobre o htlv. Isso para mim foi um alento uma vez que, nossos “patriarcas do htlv” como o Dr. Abelardo Araújo, Dr. Ricardo Ishac, Dr. Bernardo Galvão e tantos outros, estão envelhecendo e em breve estarão se aposentando, por isso precisamos tanto desses jovens médicos.
A palestra do Dr. Paulo Roberto Costa Lima PE/Brasil sobre “O urologista auxiliando no manejo de pessoas HTLV-1 infectadas. Ele pode melhorar a qualidade de vida do paciente?”, foi uma palestra que deveria ser publicada e distribuída entre os pacientes de htlv. Muito clara, objetiva e verdadeira, é a nossa realidade do dia a dia. Pena que nem todos possuem o interesse e o conhecimento do assunto que o Dr. Paulo Lima possui.
A questão do CID do paciente portador do htlv, foi bastante discutida. Ficou claro que é preciso que providências sejam tomadas com urgência, embora saibamos que o processo é demorado e complexo.
Dr. Bernardo Galvão BA/Brasil e Dra. Anna Proetti MG/Brasil falaram sobre os avanços em seus respectivos no que diz respeito a assistência ao portador do htlv. São atitudes isoladas que poderiam ser adotadas em todos os Estados pela rede SUS.
Tivemos também o lançamento do Livro Cadernos Hemominas;HTLV;Vol XV, organizado pela Dra. Anna Barbara de Freitas Carneiro Proietti.
Finalizando as palestras, tivemos a honra de assistir a conferência do Dr. Abelardo Araújo sobre “A estratégia de tratamento da PET/MAH”, na qual ele nos apresentou as várias formas de tratamentos paliativos para melhorar a qualidade de vida do paciente, mas, sempre deixando bem claro que ainda não há cura, mas que o melhor tratamento é a fisioterapia.
Confesso que fiquei um pouco decepcionada, sendo o XI Simpósio sobre HTLV, esperava encontrar notícias auspiciosas com relação ao tratamento do paciente/portador do vírus htlv.
A ausência de algum representante das indústrias farmacêuticas, é fato em eventos relacionados ao htlv. Como falar em kits para testagem e medicações específicas, se não tem nenhum profissional da área fazendo parte do evento, para esclarecer os avanços e desafios a serem propostos?
Outra situação é o número muito pequeno de representantes da sociedade civil, ou melhor, é a ausência do mais interessado no assunto, “o produto final”, O PACIENTE/PORTADOR DO VÍRUS HTLV. Minha sugestão é que, a cada evento realizado, uma cartilha contendo um resumo com uma linguagem mais simplificada, seja distribuída nos ambulatórios de atendimento ao portador do htlv. Uma forma simples de informação e acolhimento. Minimiza a sensação de abandono que todos nós sentimos, principalmente aqueles que não possuem acesso a internet.

6 comentários:

  1. Oi Sandra, também fiquei triste em saber que infelizmente ainda não á muito o que fazer em relação a esse vírus... confesso a você que até o ano passado nem sabia da existencia desse vírus, mas meu esposo começou a sentir muita fraqueza nas pernas e perda da sensibilidade das pontas dos dedos das mãos e depois de inúmeros exames foi diagnosticado HTLV, o que mais me deixa indignada é vc ir aos médicos e eles desconhecerem esse vírus, então o que eles fazem, vai no google e pergunta o que é rsrsrs isso revolta sabia?
    Então o que eles dizem, infelizmente não á nada a fazer a não ser acompanhamento clínico, é lamentável, como um vírus tão antigo, que acaba com a vida das pessoas foi deixado assim sem estudo, posso até estar falando besteira mas estou revoltada principalmente porque o que acabamos sabendo sobre esse vírus, temos que pesquisar na net rsrsr, pois não temos profissionais capacitados para isso, fomos a infectologista e ele sempre fala a mesma coisa, até agora não passou nenhum medicamento, a única coisa que ele diz é de 3 em 3 meses fazer acompanhamento clinico, esses dias perguntei a ele se precisava morrer primeiro pra depois fazer alguma coisa...
    me desculpe o desabafo, mas gostaria muito de falar com vc a respeito, tentar entender melhor pra poder ajudar meu marido;

    boa noite e bom feriado

    Cleonice

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga!!!
    Estou a sua disposição para o que você precisar. Infelizmente não tenho nenhuma novidade, inclusive estou aguardando respostas do Conselho Nacional de Saúde.
    Um dia chegaremos lá!!!
    Forte abraço!!


    Sandra do Valle
    Grupo VitaMore
    Associação dos Portadores do Vírus HTLV
    http://sandradovalle.blogspot.com/
    http://htlvperguntasrespostas.blogspot.com/
    21-87124634
    21-26182713

    ResponderExcluir
  3. Boas!
    Chamo-me Carmelina Leite e estou a começar a escrever um projeto sobre o HTLV. Gostaria muito, se possível, de trocar algumas ideias com a Associação VitAmore. Como vivo em Belo Horizonte essa troca de ideias tinha que por email. Seria possível fornece-lo?
    Grata, Carmelina Leite.

    ResponderExcluir
  4. Desculpa, não escrevi o meu email:
    carmelinaleite@gmail.com

    Fico a aguardar contacto!
    Desde já agradeço a disponibilidade,
    Carmelina

    ResponderExcluir
  5. Prezada Sandra do Valle,

    Tomei conhecimento do seu blog através de um paciente com HTLV-1 que vem sendo acompanhado em nosso ambulatório de Uro-Neurologia do Huoc/UPE.
    Através dos tels.: (81) 3184.1240 e 3184.1466 (Enfª LAURA p/manhã) qualquer paciente poderá agendar consulta com a Uro-Neurologia.
    Nosso serviço é público, atendendo os pacientes com disfunção urinária secundária ao HTLV-1.

    Atenciosamente,

    Paulo Roberto Costa Lima, MD.,PhD.
    Prof. Adjunto Doutor da FCM/UPE
    Coordenador da Uro-Neurologia do Huoc/UPE

    ResponderExcluir
  6. Dr. Paulo Roberto
    Obrigada por disponibilizar a informação. Muitos estão tão perto e não sabem a quem procurar.
    Abçs Solidários

    Sandra do Valle

    ResponderExcluir