quarta-feira, 9 de junho de 2010

1º Seminário Mulheres Posithivas do RJ

Olá pessoas!!
Tive muita correria nas últimas semanas, e ainda não parei messsmo. Mas vou deixar aqui para vocês um breve resumo dos últimos acontecimentos.
No último final de semana (de 04 a 06/06), participei de um Seminário muito importante. Foi o 1º Seminário Mulheres Posithivas do RJ – Auto-estima, Sexualidade e Afetividade.
O Seminário aconteceu no Hotel Scorial (Largo do Machado/RJ), diga-se de passagem, um excelente local para esse tipo de evento, e um serviço pra lá de 5(cinco) estrelas em todos os seguimentos.
A comissão organizadora do Seminário, formada pela Cida Lemos, Jucimara Moreira (Mara) e Maria Teresinha Duarte (Tetê), que fazem parte do Grupo Cidadãs Poshitivas e Grupo Pela Vidda-RJ, estão de parabéns pelo sucesso do evento, mulheres guerreiras!!
Vocês imaginem 100 mulheres reunidas em um auditório discutindo direitos e violações femininas!!!! Rolou muito assunto, dava para fazer não apenas um livro, mas uma enciclopédia sobre o assunto.
Tivemos o privilégio da presença de pessoas públicas representando os órgãos da saúde e até mesmo uma convidada de Cuba, uma infectologista que nos deu uma palestra muito interessante sobre o assunto HIV/AIDS, a real situação em Cuba.
Durante o Seminário vários assuntos foram discutidos, fugindo até mesmo um pouco do tema, mas tão importante quanto. Tive a feliz oportunidade de “expor” o tema HTLV, cobrar diretamente aos responsáveis, providências imediatas por parte do Ministério da Saúde. Fiz com que todos entendessem a gravidade do caso e o descaso com relação aos pacientes e pesquisas.
Eu avisei antes: “se surgir a oportunidade eu vou falar tudo que tenho direito”, e surgiu. Penso que deixei muita gente da mesa, com as saias bem justas. Foi um verdadeiro “Boom” no Seminário. Pessoas ali, até mesmo profissionais da saúde, nunca tinham ouvido falar sobre a existência do Vírus HTLV, chegaram a me perguntar se EU não estava confundindo as coisas............eu mereço!!!
Provei a todos que conhecia profundamente o assunto, falei da gravidade das doenças causadas pelo vírus e consegui sensibilizar muita gente. Tanto que ganhei aliadas para essa minha luta, no sentido de multiplicarem as informações obtidas. Consegui agendar algumas palestras, ganhei patrocínio para a confecção de folders sobre o HTLV e, consegui incluir no documento oficial do Seminário, que irá para o Ministério da Saúde, as reivindicações dos pacientes/portadores do vírus HTLV.
Após ouvirem atentamente as informações que passei, e os questionamentos que fiz aos representantes das 3(três) esferas governamentais, todos me apoiaram incondicionalmente e, cada grupo regional de estudo das oficinas do Seminário, colocou o assunto HTLV em pauta. Foi muito gratificante para mim.
Imaginem só, em um seminário direcionado aos problemas dos portadores do HIV, alguém levanta a total negligência da saúde pública no que diz respeito ao HTLV. A coisa toda ficou bem clara quando falei que não existe nenhuma pesquisa em andamento sobre o assunto, que não existe medicação, que não tem cura e nem como evitar os danos causados pelas infecções provocadas pelo vírus, existe apenas medicação paliativa.
Resumo da ópera: consegui tornar oficiais as nossas reivindicações, fiz um contato político que muito vai nos ajudar no sentido de criar um Projeto-Lei e ganhei muitas aliadas e amigas para essa minha luta tão desigual.
Agora é aguardar os acontecimentos.
Beijos a todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário