quarta-feira, 22 de junho de 2011

E-MAIL ENVIADO AO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE

Ao
Conselho Nacional de Saúde
At. Pres. Dr. Francisco Batista Junior

Bom dia!
Dr. Francisco, vou ser direta e objetiva. Já nos conhecemos há algum tempo e o senhor conhece a minha luta. Acontece que nada de concreto aconteceu até hoje.
No dia 31/03/2011, participei de uma reunião convocada pelo Dr. Marcelo Freitas do PN DST/AIDS, em Brasília, com vários médicos/pesquisadores e também o Manoel Cabral que é o representante dos portadores do HTLV em Pernambuco. Em resumo, a reunião foi para agendar, ainda em 2011, um programa de enfrentamento do vírus HTLV. Já estamos no meio do ano e até agora nada de concreto foi feito. A cada dia aumentam os casos de pessoas infectadas. A contaminação vertical é a mais preocupante e a forma mais rápida de manifestação do vírus, ou seja, crianças doentes que chegam à adolescência já em situação de cadeirante.
Até quando vamos ter que esperar que o Governo tome uma providência concreta? A situação é tão grave que até o meu trabalho de divulgação/conscientização do vírus htlv está sendo “sutilmente” vetado. É uma situação bastante constrangedora, pois não consigo apoio financeiro para fazer mais nada!! É um corte “velado”, cheio de desculpas, a mais comum é a que o Governo Federal fez um corte no que diz respeito a apoio para confecção de folders, participação de Simpósios, etc.
Diante disso, só me resta ficar enviando e-mail e colocar notas nos blogs da internet. O meu sentimento é o mesmo da década de 60 com relação a falar o que se pensa e o que se sabe. Tanto eu quanto o Manoel Cabral, que nos lê em cópia, estamos sendo impedidos de divulgar nosso trabalho, penso que estamos incomodando, mexendo em um assunto que o Governo faz questão de esquecer.
A quem recorrer para levar nossas reivindicações? A quem reclamar total descaso no que diz respeito ao vírus htlv? Se a presidente Dilma diz que o Governo está aberto ao diálogo, porque estamos sendo ignorados? Porque não existe verba no PN DST/AIDS para o HTLV, uma vez que se trata de uma DST?
Dr. Francisco, por favor, nos aponte o caminho certo. Precisamos de ajuda com urgência.
Fico no aguardo de uma breve resposta.
Atenciosamente

Sandra do Valle

Nenhum comentário:

Postar um comentário