sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Imperícia em Pet Shop da Região Oceânica

Olá pessoas!!
Vou fugir um pouco do meu assunto para falar de um problema muito sério e que precisa ser denunciado.
Eu me prontifiquei em postar esse caso por ser amante declarada dos animais. Se o fato tivesse acontecido com um dos meus cachorros, garanto que meu nome teria aparecido nas páginas policiais, tamanho o absurdo do que vou descrever agora.
Minha amiga Louisiê possui três cachorros que são tratados com muito carinho. Isso inclui cuidados especiais, orientação veterinária e idas semanais ao Pet Shop. Semana passada ela levou seus cães ao PET SHOP VETMAR, em Piratininga, Niterói/RJ, para o banho e tosa da semana. Ela estranhou a demora da volta dos cães e, ao ligar para o Pet Shop, foi informada que o tratamento ainda não havia terminado.
Foi então que ela recebeu uma ligação do marido, dizendo que havia recebido um recado do Pet Shop, para que "ele" entrasse em contato com a veterinária de plantão. A Louisiê achou tudo muito estranho e partiu para o Pet Shop. Ao chegar, só havia a recepcionista que, antes de qualquer coisa, pediu-lhe que "ficasse calma" e tentou explicar o inexplicável. Simplesmente a pessoa que fez a tosa em sua cadela poodle, por  imperícia e irresponsabilidade, fez um enorme corte no pescoço do animal, que já estava suturado de qualquer maneira, com um total de oito pontos. O que piorou a situação, foi que nenhum veterinário da VETMAR assumiu a responsabilidade. Simplesmente deixaram "a bomba" nas mãos da coitada da recepcionista, que recebeu toda a indignação justificada de minha amiga.
Bom, a Louisiê levou a cadela para casa e chamou outro veterinário para que fosse feita uma avaliação. A poodle teve um corte profundo, vai precisar fazer cirurgia plástica para corrigir a postura do pescoço e, o que é pior, ela terá sequelas que poderão dificultar o que todo cachorro faz por natureza, LATIR.
Pessoas, tenham muita cautela ao escolher o profissional que vai cuidar do seu bichinho de estimação. O fato de "bicho não falar", faz com que muitos "picaretas" que se dizem profissionais, se aproveitem da situação. Maus tratos aos animais é crime, dá cadeia, então fique atento aos sinais. O seu bichinho fala com os olhos, com as atitudes, e se ele se recusar a entrar em um ambiente onde já tenha estado, pode apostar que ele não foi bem tratado ali.
Vai aqui um toque..........
Veterinário é igual a Pediatra. Bichinho de estimação é igual a filho (as vezes até melhor que).
"....quanto mais eu conheço os homens, mais eu gosto dos meus cachorros...."

Reunião no Grupo PELA VIDDA

Tema da Reunião: Informações sobre HTLV
Dia 25/11 às 15:00hs
Local: Av. Rio Branco, 135 sala 709 - Centro-RJ
Tel. (21) 2518-3993
Aberta ao público.
Venha saber mais ......

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

"Ministério da Saúde e CNBB estabelecem parceria para a realização de testes de HIV e sífilis"

Trechos da reportagem que uma amiga me enviou:

23/10/2009
O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se unem em uma ação inédita e histórica. A Igreja Católica irá mobilizar suas pastorais e movimentos religiosos, além da rede de saúde e meios de comunicação, para sensibilizar os fiéis sobre a importância da testagem para aids na população geral e para sífilis entre as gestantes. Com slogan Declare seu amor por você, a campanha será veiculada para o público em geral. O anúncio será feito na quinta-feira, dia 22, em encontro do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, com o secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, e o bispo referencial da Pastoral da DST/Aids, Dom Eugênio Rixen, no auditório Emílio Ribas, às 14h.
“Além da estrutura de mobilização social favorável à Saúde, a Igreja alcança populações em áreas de vulnerabilidade e é um formador de opinião pública de grande credibilidade”, destaca o diretor-ajunto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Eduardo Barbosa.

LINDOOOOO!!!  EMOCIONANTE!!!!
EM QUE PARTE ENTRA O HTLV?????????
SERÁ QUE DOM DIMAS LARA BARBOSA SABE O QUE É HTLV ???
O MINISTRO JOSÉ GOMES TEMPORÃO COM CERTEZA SABE, POIS NO SITE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, NA PÁGINA QUE FALA SOBRE DSTs, CONSTA O HTLV. CONFIRA NO LINK ABAIXO.


http://www.aids.gov.br/data/Pages/LUMIS6EDB2FF2PTBRIE.htm



terça-feira, 27 de outubro de 2009

E-mail para o Deputado

Boa tarde Deputado Paulo Ramos!!
Amanhã acontecerá uma segunda reunião dos pacientes/portadores do vírus HTLV.  A reunião é para que possamos "prestar contas" do que foi alinhado na reunião da ALERJ. Infelizmente, no que diz respeito ao "Projeto Lei" que foi prometido, eu ainda não obtive nenhuma resposta por parte do seu Gabinete. Como temos muita pressa, será abordada a hipótese de procurarmos uma outra liderança política (já fomos procurados por alguns) que venha de encontro aos nossos interesses, e que não só se comprometa, mas que "abrace" a nossa causa e faça o Projeto Lei caminhar.
Junto com os pacientes de HTLV, existem vários outros grupos que compartilham os mesmos interesses e que também aguardam uma solução. Como falei antes, o Estado pensa que somos poucos, mas quando nos unimos somos incontáveis....
É preciso que se tenha consciência que trata-se de uma questão de saúde pública. Pessoas estão "contaminando" e sendo "contaminadas" por falta de esclarecimentos e medidas preventivas. Não faz muito tempo, assistimos no Jornal Nacional, uma senhora que amamentou várias crianças durante um incêndio. Uma situação de emergência louvável e muito arriscada, "uma faca de dois gumes". Pense nisso!!
Abçs
Sandra do Valle

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

No próximo dia 28/10, às 13:00hs., na sala 02 do prédio de Ensino do IPEC/FIOCRUZ-Manguinhos/RJ, acontecerá uma reunião para os portadores do vírus HTLV, pacientes, parentes e/ou amigos.
O Motivo da reunião é para uma “prestação de contas” de tudo que se tem feito para atender as reivindicações dos pacientes.
Desde a reunião na ALERJ, tudo começou a mudar. Nosso movimento está mobilizando pessoas, crescendo e ganhando adesões importantíssimas.
Fui informada de que está sendo elaborada, pela equipe de Vigilância Epidemiológica do IPEC, uma proposta para que o HTLV seja considerado uma Doença de Notificação Compulsória Sindrômica. Essa proposta será apresentada à Comissão Municipal de Saúde, talvez nem necessite de votação. Poderá ser aprovada de imediato.
Caso isso aconteça, e vai acontecer, muita coisa vai mudar com relação ao atendimento do paciente de HTLV e principalmente, no que diz respeito à prevenção e atendimento na rede pública (Postos de Saúde), e ampla divulgação para a sociedade civil. É mais uma vitória. Creio que vamos conseguir fechar o ano de 2009, com várias metas atingidas.
É preciso ter paciência e perseverança. Precisamos aproveitar que o mundo está de olho no Rio de Janeiro e no que está sendo feito pela saúde pública. Todos os políticos querem “mostrar serviço”. Então vamos dar trabalho para eles. Não vou desistir enquanto não conseguir todas as metas a nível Federal. É obrigação dos governantes, cuidarem da saúde do povo, da acessibilidade e dos portadores de necessidades especiais. Não estão fazendo nenhum favor à população, pelo contrário, os colocamos lá, então agora cobraremos seus serviços, caso contrário, eles poderão dar “adeus” a reeleição, a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016, certo??
Chega de ficarmos pedindo, “por favor Senhor Deputado ou Senhor Senador”, não existe isso, não é favor e sim OBRIGAÇÃO. Estão sendo pagos graças aos nossos impostos. Agora, eles esquecem um pequeno detalhe: quem vota para eleger, também faz movimento para retirar. Não somos tão velhos assim que não possamos lembrar-nos do que aconteceu em 29 de dezembro de 1992, com o ex-presidente Collor de Mello. O povo quando se une é como água de chuva, uma gota aqui, uni-se a outra ali, vira uma poça que se junta a outra e acaba em uma grande enchente.
Tenho uma amiga que diz que eu possuo um lado Che Guevara, pode até ser, mas a minha guerrilha é por melhoria na saúde pública, por mais atenção e cuidados aos pacientes/portadores do vírus HTLV e seus familiares, por mais esclarecimentos a classe médica tão “ignorante” do assunto, por inclusão social aos deficientes físicos por conta do vírus, por mais postos de atendimento, por mais solidariedade e inúmeras outras coisas.
Gente, uma vez que o vírus se manifesta no organismo, ele é “degenerativo”. Será que ninguém vai fazer nada para conter essa praga?????
Ahh vai.....se vai..!!!!

Obs.: Leiam o que diz a Portaria nº 1943, assinada pelo ex-ministro da saúde José Serra, de 18/10/2001. Define a relação de doenças de notificação compulsória para todo território nacional.

Art. 6º - Os gestores estaduais e municipais do Sistema Único de Saúde poderão incluir outras doenças e agravos no elenco de doenças de notificação compulsória, em seu âmbito de competência, de acordo com o quadro epidemiológico local.

Parágrafo único – As inclusões de outras doenças e agravos deverão ser comunicadas pelos gestores estaduais e municipais à Fundação Nacional de Saúde.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PARCERIAS IMPORTANTES

Hoje participei da Reunião Quinzenal para Mulheres do Grupo Pela Vidda (RJ). Foi excelente!! Tive a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas que lideram grupos diversificados e que não conheciam o vírus HTLV. Após uma breve explicação sobre o vírus agendamos, para o dia 25/11 às 14:00hs na sede do Pela Vidda, uma palestra aberta a todos para maiores esclarecimentos. O objetivo é "apresentar o vírus HTLV", formas de contágio, prevenção, sequelas deixadas pelas infecções e conquistar seguidores para "minha luta" em divulgar para a sociedade civil, esse tão desconhecido "inimigo público número 1". Multiplicando, conquistamos espaços.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

NOTÍCIAS ESQUECIDAS NO TEMPO

Hospital público poderá oferecer teste de HTLV
Set 8 2004 17:51

A Câmara analisa o Projeto de Lei nº 4.110/04, que obriga os hospitais públicos a oferecerem testes para detectar a presença do vírus t-linfotrópico humano (HTLV). Assim como o HIV, o HTLV infecta e destrói as células sangüíneas denominadas linfócitos T, responsáveis pela defesa imunológica. Após um período de incubação de 20 a 30 anos, o vírus provoca o aparecimento de leucemia ou linfoma em uma minoria de pacientes infectados.
"A maioria das pessoas desconhece a doença, famosa pela forma de transmissão silenciosa", explica o autor do projeto, Deputado Carlos Nader (PFL-RJ). "Seus sintomas, quando aparecem, são sempre progressivos, podendo causar paralisia, anemia e cegueira",
Transmissão
O HTLV é transmitido da mesma forma que o HIV, por meio de fluidos corpóreos como o esperma, secreções vaginais e sangue, e da gestante para o feto ou da mãe à criança durante a amamentação. Carlos Nader informa ainda que a doença não tem cura e pode matar, daí a necessidade de apoio do Governo para reduzir o sofrimento dos pacientes com a oferta de exames sorológicos e tratamento nos hospitais públicos, além de campanhas de prevenção contra a doença.
Tramitação
Como o projeto foi apresentado à Câmara recentemente, ainda não há definição sobre as comissões técnicas que o apreciarão.
Fonte: Agência Câmara

http://www.consulex.com.br/news.asp?id=1742

ONDE FOI PARAR ESSE PROJETO DE LEI????
ENTÃO ALGUÉM JÁ TENTOU FAZER ALGUMA COISA POR NÓS, MAS FICOU PERDIDO NO TEMPO.
QUEM GANHOU O QUE COM ISSO??
BOM PESSOAS, VOU REVIRAR ESSE BAÚ........PODEM APOSTAR NISSO!!!!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

HTLV - PRÉ-NATAL E ALEITAMENTO MATERNO

Leiam e multipliquem, por favor!!
As informações contidas neste Blog são de caráter informativo. Consulte o seu médico/profissional de saúde.

http://odia.terra.com.br/portal/cienciaesaude/html/2009/10/teste_em_gravida_evita_contagio_de_virus_perigoso_em_bebe_38763.html

domingo, 4 de outubro de 2009

HTLV - Anormalidades Neurológicas

O Grupo de Trabalho de Doenças Infecciosas do Sistema Nervoso da Academia Brasileira de Neurologia (Takayanagui ET AL.,1998) realizou um estudo multicêntrico sobre as características de HAM/TSP de pacientes procedentes da seguintes localidades: Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Ribeirão Preto, Curitiba e Porto alegre. Do total de 360 casos, 59% eram do sexo feminino; 53% da cor branca; 34% mulata e 13% negra. A idade início dos sintomas variou de 9 a 71 anos (média:44 +- 11,3 anos e mediana: 45 anos). A tabela abaixo apresenta as principais anormalidades do exame neurológico em pacientes com HAM/TSP.

Anormalidades neurológicas detectadas em 360 pacientes com HAM/TSP ______________________________________________________________________
Hiperreflexia patelar
Espasticidade MIs
Paresia MIs
Sinal de Babinski
Incontinência urinária
Hiperreflexia MSs
Constipação intestinal
Parestesia MIs
Paresia MSs
Polimiosite
Síndrome cerebelar
Polineuropatia

Legenda: MIs –membros inferiores; MSs – membros superiores
Paraparesia espástica tropical (TSP)
Mielopatia associada ao HTLV (HAM)

Informações retiradas do Caderno Hemominas, Vol. XIII, 4:Ed.; 2006; págs. 128,130.